X

Agende sua visita

Preencha o formulário abaixo e marque sua visita conosco.

Para agendamento de doppler transcraniano para monitorização de vasoespasmo pós hemorragia subaracnóidea (HSA) entre em contato diretamente em contato@avccenter.com.br ou telefone.
Agende sua visita

Serviços

Eletroencefalograma

    O eletroencefalograma (EEG) é um método de monitoramento para registrar a atividade elétrica espontânea cerebral. Em sua aplicação mais comum, é um método não-invasivo, com eletrodos colocados no couro cabeludo que registram as flutuações elétricas dos neurônios cerebrais.

    Consiste em colocar eletrodos o mais próximo possível da superfície do cérebro, neste caso, sobre o couro cabeludo após limpeza da pele, para registrar a atividade elétrica do cérebro. Os eletrodos são fixados com uma pasta que permite a condução dos sinais elétricos. Em alguns casos especiais, pode ser solicitado a colocação de eletrodos em outros pontos.

    Na parte final do exame, são feitos a fotoestimulação e a hiperventilação. No primeiro, o paciente é exposto a uma luz intensa que pisca rapidamente (estroboscópica). No segundo, é pedido ao paciente respirar profunda e rapidamente por dois minutos (hiperventilação). Estes procedimentos facilitam a detecção de alterações no exame.

   O EEG é frequentemente utilizado para avaliação de episódios de alteração da consciência, em especial para o diagnóstico e acompanhamento de epilepsia. Também pode ser usado na avaliação de distúrbios do sono, coma, no diferencial de alguns distúrbios de comportamento e especialmente em situações nas quais é necessária uma avaliação “em tempo real” (o que não é possível com a tomografia computadorizada ou ressonância magnética).

    Após a recepção e colocação dos eletrodos, o exame tem duração de 20 minutos de registro. Durante o exame o paciente deve permanecer deitado e relaxado.

    Dra. Aline Marques da Silva Braga

    Preparo para o exame:
  • Não é necessário jejum;
  • Lavar o cabelo no dia anterior do exame, isto elimina a gordura que atrapalha o registro da atividade elétrica;
  • Não passar cremes do tipo "leave in" ;
  • Comparecer para realização do exame com cabelo seco;
  • Se possível, dormir 4 horas a menos que o habitual na noite anterior ao exame;
  • No dia ao exame não ir com adereços de cabelo (grampos, presilhas, etc.)

    Exames:
  • Eletroencefalograma em vigília com fotoestimulação e hiperventilação;
  • Eletroencefalograma com monitorização prolongada;
  • Eletroencefalograma com Mapeamento cerebral.

Site desenvolvido por: